Ensaios

O Ensaio por Partículas Magnéticas é usado para detectar descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos. São detectados defeitos tais como: trincas, trincas em soldagem, junta fria, inclusões, gota fria, dupla laminação, falta de penetração, dobramentos, segregações e etc.

Este ensaio não destrutivo, pela sua baixa complexidade de execução, é um dos mais utilizados na detecção de descontinuidades superficiais, em componentes mecânicos e de porosidade em soldas ou materiais fundidos.

Inspeção por ultrassom baseia-se no fenômeno de reflexão de ondas acústicas quando encontram obstáculos à sua propagação dentro do material. A onda será refletida e retornará até a sua fonte geradora, isto se o obstáculo estiver numa posição normal (perpendicular) em relação ao feixe sônico emitido.

O Phased-array permite a varredura da região de interesse por feixes de ultrassom “construídos” conforme a exigência da inspeção, incidentes com vários ângulos e pontos de saída, o que torna a técnica mais sensível (detecção) e precisa (dimensionamento), do que o exame pela técnica convencional que inspeciona a região de interesse apenas por feixes de 45, 60 e 70º.

É uma técnica muito utilizada e facilmente executada devido à simplicidade de operação dos modernos equipamentos disponíveis no mercado.

A inspeção visual é um evento de importância primordial e deve sempre preceder qualquer outra inspeção de um componente ou equipamento mecânico.

Exame de tubos pela técnica IRIS (Internal Rotary Inspection System) pode ser aplicado em quaisquer materiais tais como aços carbono, inoxidáveis, ligas de cobre, níquel, alumínio, e até materiais não-metálicos.

Realizamos ensaio em Turbinas, Redutores, Válvulas Condicionadoras e Tubulações.

O ensaio de Identificação Positiva de Materiais consiste em uma análise química que detecta a qualidade e a quantidade de determinados materiais.