Ensaio IRIS (INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCADORES DE CALOR E CALDEIRAS)

Exame de tubos pela técnica IRIS (Internal Rotary Inspection System) pode ser aplicado em quaisquer materiais tais como aços carbono, inoxidáveis, ligas de cobre, níquel, alumínio, e até materiais não-metálicos.

É uma técnica do método ultrassônico, que consiste basicamente na “varredura” de todo o comprimento do tubo por um feixe normal de ultrassom. Isto se dá pela rotação de um pequeno espelho acoplado à uma turbina movida a água que recebe o feixe e o direciona perpendicularmente a superfície do tubo, conforme ilustra a figura abaixo, a água serve também para acoplamento.

Este ensaio permite a localização e dimensionamento preciso de áreas e pontos desgastados, através dos recursos B/C/D-Scan, para fornecer informações necessárias para tomadas de decisão imediatas, e também são gravados para análise posterior e geração de relatórios. Utilizamos equipamentos modernos, com softwares e tecnologia atualizada.

As principais vantagens da técnica são:

  • Pode ser aplicada a todo tipo de material
  • Possui precisão no dimensionamento de perdas de espessura localizadas e generalizadas;
  • Pode ser utilizado em um range amplo de diâmetros de tubos (entre 10 mm a 100 mm), podem ser desenvolvidos dispositivos especiais tanto para inspeção de diâmetros menores com para diâmetros maiores.